Nutrição Clínica Funcional

A nutrição funcional aplica a ciência dos nutrientes para prevenir e tratar desordens que geram as doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido à inadequação da qualidade da nossa alimentação, da má qualidade do ar que respiramos, da água que bebemos e alterações emocionais que passamos.

Os nutrientes (sejam bons ou ruins, equilibrados ou desequilibrados),  toxinas, hormônios e neurotransmissores são as “informações” que colocamos em nosso corpo diariamente. Se a informação for boa o corpo funcionará corretamente.

Estudos mostram como a “inflamação celular”, causada por uma reação desarmônica dos nutrientes, estaria na origem de várias doenças, dentre elas a obesidade e o diabetes.

A Nutrição Funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo e a partir da detecção das alteração proporciona mudanças para que garantam diferentes resultados, da cura de uma rinite ao equilíbrio dos hormônios, por exemplo.

A Nutrição Funcional baseia-se no tratamento centrado no paciente, isto é, pensando na individualidade bioquímica, pois uma pessoa pode necessitar de altas quantidades de selênio enquanto outra pode estar com intoxicação e não poder consumir castanha-do-pará, alimento que todos sabem que é saudável. Outro exemplo é que um paciente pode apresentar muitos benefícios com o uso da farinha de trigo integral, enquanto o outro pode ter uma alergia tardia (silenciosas, podendo se manifestar até 72hs após o consumo do alimento) e devido a isso apresentar crises de sinusite.

Ao falar em nutrientes é importante comentar sobre a biodisponibilidade, isto é, a quantidade daquele nutriente que será absorvido pelo organismo. Isto varia de pessoa para pessoa, com a combinação de alimentos que fazemos, com a qualidade da nossa mastigação e com a qualidade do intestino que absorverá ou não as substâncias daquela linda refeição que foi realizada.

Temos trilhões de células em nosso organismo e cada uma delas necessita de nutrientes específicos, então dê a elas o que elas precisam que terás um corpo em equilíbrio.

Pratique a Nutrição Funcional!

Exemplos:

Nutrição Funcional na Esclerose Múltipla

Nutrição Funcional na Nefrolitíase

  • Nutrição Clínica Funcional

    Nutrição Clínica Funcional

  • Nutrição Clínica Funcional

    Nutrição Clínica Funcional