Temperos Funcionais

Quem não gosta de uma comida bem temperadinha, não é verdade? O que devemos saber é que existem duas formas de fazer isso: agradando só o seu paladar ou auxiliando na sua saúde também.

Os temperos industrializados, vastamente utilizados pela população, contêm alta concentração de sódio, realçadores de sabor, corantes, aromatizantes artificiais e gordura saturada, elementos que só trazem malefícios para a saúde.

Já os temperos naturais acrescentam sabor aos seus alimentos e proporcionam benefícios ao seu organismo através dos seus poderes funcionais.

Segue abaixo uma lista de alguns temperos funcionais:

Tempero:  Benefícios / Ações:
Alecrim -Ação bactericida, diurética, antifúngica, antiinflamatória, antioxidante, auxilia na digestão e tem ação expectorante
Alho
 
- expectorante, antisséptico, antibactericida, reduz colesterol LDL (colesterol ruim), pressão arterial e triglicerídeos
Açafrão
 
-antioxidante, antiinflamatório, anticancerígeno, antidepressiva e protege o fígado
Gengibre



 
-antialérgico, antioxidante, estimula o sistema imunológico (defesa), reduz enjoos/náusea, reduz cólicas, gases e muitas ites (rinite, sinusite, artrite..)
Dica: prefira usar a raiz de gengibre, mas o pó também é ótimo
Orégano
 
-auxilia na digestão, tem ação antioxidante, antifúngica, antimicrobiana
Pimenta
 
- anticancerígeno, antiinflamatório, auxilia na queima de gordura corporal
Coentro -digestivo, reduz flatulência, diurético e calmante

Dica: tempere os alimentos com todos os temperos naturais que lhe agrade e por último, se necessário, adicione sal marinho.

Juliana Bueno
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pós-granduanda em Nutrição Esportiva Funcional e com aperfeiçoamento em Nutrição Esportiva, Estética e Personal Diet.