Alimentos Orgânicos

O mundo está cada vez mais rápido e o homem, por necessidade,acompanha a rapidez das máquinas em sua vida. Nesse processo, o individuo é desvirtuado do processo natural de produção de alimentos,tornando-se um consumidor ou um produtor capitalista.

Felizmente, uma parcela da população tem tido mais acesso a informações, entendendo a importância de uma alimentação adequada e estão buscando alimentos orgânicos para colocarem em suas mesas.

Alimentos orgânicos são produtos de origem vegetal ou animal que estão livres de agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produtos químicos, pois estes são substituídos por práticas culturais que buscam estabelecer o equilíbrio ecológico do sistema de produção.

O conceito de alimentos orgânicos não se limita à produção agrícola, estendendo-se também à pecuária, em que o animal deve ser criado sem remédios ou hormônios e ser alimentado de forma natural.

Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças.

A crescente demanda por alimentos produzidos com menos agrotóxicos e menos agressivos ao meio ambiente é uma tendência mundial que se reflete também no Brasil.

É importante que você fique atendo aos alimentos da estação também, pois como são os que mais têm facilidade para serem produzidos, menos agrotóxicos, fertilizantes e mais vitaminas e minerais eles terão.

O ser humano foi criado para receber nutrientes de forma natural, então fique atento quanto à origem dos alimentos que estão na sua mesa.

Juliana Bueno
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva Funcional e pós-graduanda em Fitoterapia Funcional.
Possui aperfeiçoamento em Nutrição aplicada a Estética e Personal Diet.